O objetivo principal da gestão energética é a redução do consumo e da demanda de energia elétrica de uma instalação, mas sempre, sem causar redução na qualidade dos produtos ou serviços prestados pela empresa.

Uma empresa que deseja alcançar uma estrutura de custos racionalizada e tornar-se mais competitiva não pode admitir o desperdício ou usar a energia de forma ineficiente e irresponsável. E com este pensamento, a Macedo & Costa cria este segmento, onde a finalidade é otimizar a utilização de energia por meio de orientações, direcionamento, propostas de cações e controles sobre os recursos humanos, materiais e económicos.

Laudo de gestão energética

De maneira geral, este serviço é composto das seguintes etapas:
1- Conhecer as informações sobre fluxos de energia, regras, contratos e açóes que afetam esses fluxos; os processos e atividades que usam energia, gerando um produto ou serviço mensurável; as possibilidades de economia de energia.
2- Acompanhar os índices de controle, como: consumo de energia, custos específicos, preços médios, valores contratados, registrados e faturados, e fatores de utilização dos equipamentos elou da instalação.
3- Atuar no sentido de medir os itens de controle, indicar correções, propor alterações, auxiliar na contratação de melhorias, implementar ou acompanhar as melhorias, motivar os usuários da instalação a usar racionalmente a energia, divulgar açóes e resultados, buscar capacitação adequada para todos e prestar esclarecimentos sobre as açóes e resultados.

Iluminação LED

Soluções para substituição da iluminação tradicional, já ultrapassada, por tecnologia LED, muita mais económica.

São utilizados os produtos mais modernos existentes no mercado, proporcionando ao cliente grandes ganhos em economia e ainda aumento do conforto visual e térmico, sem abrir mão da capacidade de iluminação. Instalação dos produtos sem impacto em obra civil e diluição do investimento dentro da economia gerada. Para novas instalações, elaboramos o projeto luminotécnico, provendo melhor qualidade luminosa e economia.

Energia solar

Os Sistemas de energia solar têm em média um retorno de investimento entre 4 a 6 anos, e uma vida útil estimada em torno de 25 anos. Ou seja, podem possibilitar em torno de 20 anos de economia.

Elaboramos o projeto, especificação e instalação de sistema fotovoltaico para geração de energia a partir da radiação solar, além de dimensionarmos sistemas de baterias para eventuais interrupções de fornecimento.

Além da geração de energia limpa, ainda é possível retornar à rede elétrica o excesso de energia gerada, reduzindo ainda mais os gastos. Fazemos a homologação do sistema junto aos órgãos competentes para auferir ganhos pelo excesso de energia gerada.

Mercado livre

Assessoria de migração para o Mercado Livre de Energia (ACL), possibilitando a compra de energia direto da fonte produtora, gerando substancial economia.

Além da grande economia, a migração permite a possibilidade de previsibilidade de custos a curto, médio e longo prazo.

Monitoramento energético

Sistema de monitoramento e controle da quantidade e da qualidade da energia utilizada, otimizando o sistema e possibilitando economia. Acesso, online e em tempo real através de computadores, tablets e celulares com acesso à internet.

Sensores analisam a rede elétrica, de baixa ou média tensão, e demonstram grandezas como: Tensão, corrente, energia ativa, fator de potência, consumo e outros.

Dimensionamento e instalação de dispositivos que evitam multas por energia reativa excedente.

Instalação de sensores para monitorar a rede como um todo, em pontos isolados ou ainda analisar equipamentos individualmente.

Emissão de alarmes em caso de aproximação dos valores de consumo e demanda pré-estabelecidos.

COPYRIGHT 2017 MACEDO & COSTA
21 2456-5998
contato@macedoecosta.com
Rua Jornalista Henrique Cordeiro, 270 / 1902
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - CEP: 22631-450