NR-1O - SEGURANCA EM INSTALAÇÕES E SERVICOS COM ELETRICIDADE

A NR-1O estipula a implementação de medidas de controle, que auxiliam na diminuição de riscos ocupacionais aos colaboradores que estejam expostos a instalações e serviços de eletricidade.

A empresa não poderá permitir que o funcionário contratado atue sem que possua treinamento de NR-IO, caso o mesmo não tenha, cabe a própria organização disponibilizar antes que seja colocado em seu posto de trabalho.

É NECESSÁRIO PARA:
- Cumprimento às Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho.

PERIODICIDADE:
Deve ser realizado um treinamento de reciclagem a cada 2 anos e nas seguintes situações:
1- Troca de função ou mudança de empresa;
2- Retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses;
3- Modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos ou processos de trabalho.

CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENCÃO DE ACIDENTES

É um instrumento que promove a segurança junto ao SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). A mesma é estabelecida pela NR-5 com o objetivo de envolver os colaboradores da empresa, atuando contra riscos existentes no âmbito de trabalho.

A obrigatoriedade da CIPA depende do grau de risco que é estabelecido pelo número de CNAE (Código Nacional de Atividade Económica) e quantidade de funcionários. Vale ressaltar que a empresa que não atinge a quantidade de colaboradores exigidos por norma, deverá treinar um designado de CIPA anualmente.

PRIMEIROS SOCORROS

O Treinamento de Primeiros Socorros consiste no cuidado imediato as pessoas que estão feridas ou doentes, com o objetivo de preservar a vida, reduzindo os agravos que possam ocorrer.

O objetivo do treinamento é proporcionar ao colaborador participante informações, de como socorrer as vítimas em casos específicos que possam intervir no ambiente de trabalho.

TRABALHO EM ALTURA

A Norma Regulamentadora NR-35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

Caracteriza-se como trabalho em altura, toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior onde tenha risco de queda.

É NECESSÁRIO PARA:
- Cumprimento às Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho.

PERIODICIDADE:
Deve ser realizado um treinamento periódico a cada 2 anos e nas seguintes situações:
1- Mudança nos procedimentos ou condições de trabalho;
2- Retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses.

ESPAÇO CONFINADO

Treinamento capacitando os colaboradores da empresa para a supervisão em espaços confinados, com o objetivo de avaliar, controlar os riscos existentes, funcionamento dos equipamentos utilizados, procedimentos, permissão, entrada e noções básicas de primeiros socorros.

O QUE É ESPAÇO CONFINADO?
É qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigénio.

COPYRIGHT 2017 MACEDO & COSTA
21 2456-5998
contato@macedoecosta.com
Rua Jornalista Henrique Cordeiro, 270 / 1902
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - CEP: 22631-450